Luto: Morre Hiroshi Yamauchi, ex-presidente da Nintendo

Publicado: 19 de setembro de 2013 por Alexandre Siviero em Notícias
Tags:, , , ,

yamauchi

Morreu hoje de pneumonia o homem responsável por transformar a Nintendo na gigante dos video-games que conhecemos atualmente. Hiroshi Yamauchi, 85, faleceu em um hospital no centro do Japão, conforme informou em nota a compania.

Yamauchi foi o 3° presidente da Nintendo, assumindo o cargo em 1949, após seu avô sofrer um derrame. Foi o responsável por mudar o foco da empresa das cartas Hanafuda (baralho tradicional japonês) para os equipamentos eletrônicos. Em 2002 abdicou o cargo para o atual presidente, Satoru Iwata, e passou a participar apenas como parte da junta de diretores. Em 2005 se desligou totalmente da compania, mas permaneceu como um de seus principais acionistas (era o segundo maior, logo antes de sua morte).

Grandes nomes da indústria como Ian Livingstone (co-fundador da Games Workshop e ex-figurão da Eidos) e Rob Crosley (editor associado da Computer and Video Games Magazine) expressaram seu respeito e afirmaram a suma importância de Yamauchi não só para a Nintendo, mas para a formação e desenvolvimento de todo o mercado atual de video-games.

O ex-presidente deixa três filhos, sendo o mais velho Katsuhito Yamauchi. Seu corpo será velado na própria Nintendo no dia 21 de setembro e sepultado no dia seguinte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s