Alex Mamed Jordão é considerado o maior colecionador de vídeo-games do Brasil. Ganhador do prêmio Rank Brasil, o livro dos recordes brasileiro, Alex tem 306 consoles únicos (sem repetir) reconhecidos, o que faz da coleção dele a maior do país.

Alex MamedAlex Mamed ganhou o prêmio de maior coleção de vídeo-games brasileira pela Rank Brasil – Foto: Rafael Bugni Costa

Mamed contou ao Game Century que sua paixão por vídeo-games começou no fim da década de 80, quando seu irmão trouxe um Atari 2600 do Paraguai, e aumentou quando ganhou um Master System de seu pai. A vontade de colecionar vídeo-games surgiu quando a locadora de games de Mamed fechou, e ele teve que ficar com vários aparelhos iguais. A partir daí, Alex começou a trocar os aparelhos por outros, dando início à sua enorme coleção.

Dentro de sua coleção, Mamed tem, por exemplo, um Magnavox Odyssey, considerado como o primeiro aparelho doméstico da história. Este vídeo-game foi lançado entre 1966 e 1968, pelo designer Ralph Baer, como um protótipo, além de outras peças raras como um Adventure Vision, de 1982, e um Megaduck, de 1983.

Hoje, Alex está trabalhando para abrir o museu do vídeo-game aqui no Brasil. “O projeto está caminhando bem. Já recebi propostas de grandes capitais e também de outros países para a doação do espaço.”, completa Mamed.

Ao final da entrevista, o colecionador nos contou que tem ainda muita vontade de continuar com sua coleção, adquirindo cada vez mais peças e lutando para conseguir o título de maior da América e talvez ainda maior do mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s